Ginástica, Pré inscrições - Faça a sua pré-inscrição sem compromisso, na junta de freguesia de Vila do Bispo, Centro Cultural, ou Escola de musica da A.D.C. Vila do Bispo, pode ainda pedir mais informações através do número 913 825 002. Os horários serão flexíveis consoante as turmas e a disponibilidade dos participantes. Se tiver alguma dúvida pode ainda comentar esta mesma mensagem, contactar-nos através de correio electrónico, ou do já referido número de telefone.
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
BioFicha da Semana #2 (Sacarrabos)
Ficha do Sacarrabos
Miguel Monteiro
Provavelmente introduzido na Península Ibérica pelos árabes, o Sacarrabos é um carnívoro diurno de médio porte, comum na metade sul do País. É conhecido pela sua capacidade de capturar cobras e pela sua forma peculiar de deslocação em grupo.
IDENTIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS
O Sacarrabos Herpestes ichneumon é um carnívoro de médio porte castanho-acinzentado que, juntamente com a Geneta, representam a família Viverridae no nosso país. Também conhecido por mangusto, manguço ou escalavardo, tem um corpo alongado e de aspecto fusiforme, o focinho é pontiagudo, as patas são curtas e a cauda vai-se afunilando até à sua extremidade onde se encontra um pincel de pelos mais escuros. Tem uma altura no garrote de aproximadamente 20 cm, pesa 2-3 Kg, e tem um comprimento total de cerca de 90 cm, podendo a cauda chegar aos 50 cm. Na cabeça distinguem-se umas orelhas pequenas e arredondadas e uns olhos côr de âmbar que têm a particularidade de exibir uma pupila horizontal, caso quase único entre mamíferos e que revela hábitos diurnos. Não existe um dimorfismo sexual evidente entre machos e fêmeas embora os primeiros sejam um pouco maiores.
DISTRIBUIÇÃO E ABUNDÂNCIA
Esta espécie, que se pensa que tenha sido introduzida na Península Ibérica pelos árabes, tem origem etiópica e está presente na maior parte do continente africano e na Ásia Menor. Foi também recentemente introduzida numa ilha jugoslava. Na Península Ibérica está distribuida principalmente a SW. No nosso país é relativamente abundante no sul e o a norte já chega pelo menos à Serra da Estrela. Depois de um período em que deve ter sofrido uma regressão na primeira metade do século XX (a 'campanha do trigo' que devastou muito matagal mediterrânico), a espécie parece estar agora em alguma expansão provavelmente devido a 3 factores: o abandono de terras agrícolas e o ressurgimento de alguns matagais; a quase ausência dos seus predadores como o Lince-ibérico; por ter actividade principalmente diurna não compete directamente com outros predadores pelos mesmos recursos.
ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO
Não ameaçada. É uma espécie cinegética de caça menor (Lei da Caça: D-L nº 251/92 de 12 de Novembro) que pode ser caçada a salto (entre Out-Dez) ou de batida (entre Jan-Fev). Pode ainda ser abatido no controlo de predadores (artigos 94-97 da Lei da Caça, cap. XI).
HABITAT
É um típico habitante dos matagais mediterrânicos, com subcoberto bastante denso (o seu focinho pontiagudo facilita-lhe a deslocação neste tipo de habitat) e, em geral, nas proximidades de linhas de água. Geralmente como toca utiliza luras abandonadas de coelhos que alarga com as fortes garras que possui nos cinco dedos.
ALIMENTAÇÃO
O sacarrabos tem reflexos bastante rápidos o que lhe permite capturar ofídeos (cobras), inclusivé as espécies venenosas. No entanto, as suas principais presas são os pequenos mamíferos, nomeadamente os roedores e, sempre que disponíveis, também os lagomorfos (coelhos e lebres). Por ter hábitos diurnos, os répteis são também uma parte importante do seu espectro alimentar que inclui ainda insectos, anfibios, aves e matéria vegetal com valor energético.
REPRODUÇÃO
A época de acasalamento ocorre na Primavera seguindo-se um período de gestação de 84 dias, nascendo 2-4 crias entre Junho e Agosto. Os machos são poligâmicos podendo fecundar várias fêmeas. As crias ficam com a mãe até ao nascimento da ninhada seguinte, chegando a formar grupos de 7-9 indivíduos.
MOVIMENTOS
As áreas vitais do sacarrabos variam entre 0,5 e 5 Km2. A defesa efectiva dos territórios restringe-se ao espaço em redor dos seus abrigos.
CURIOSIDADES
As crias seguem a mãe em fila-indiana, cada uma com o focinho por baixo da cauda da que a precede, daí o nome sacarrabos (esta maneira peculiar de se deslocarem até levou ao equívoco de lhes chamarem cobra peluda). Também quando caçam em grupo, os sacarrabos apresentam a particularidade de rodearem a presa deixando-lhe poucas hipóteses de escapar.
LOCAIS FAVORÁVEIS DE OBSERVAÇÃO
O facto de ter hábitos diurnos e de ser relativamente abundante no sul do país torna a sua observação mais fácil que a dos outros carnívoros já apresentados (lince, raposa, ginete). Um passeio ao longo de uma linha de água será sempre uma boa ideia seguindo as indicações das fichas anteriores.
Documentos Recomendados
The distribution of the Egyptian Mongoose Herpestes ichneumon (L.) in Portugal
Impact of Hunting Management Practices on Biodiversity
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=55&cid=11226&bl=1&viewall=true#Go_1
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Limpeza Praia 12 Setembro 2010
.
quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A A.D.C. Vila do Bispo, tem o prazer de convida-lo a participar no evento denominado de "Limpeza de Praias", o local de encontro será em frente a junta de freguesia pelas 9:30h do dia 12 de Setembro de 2010. A quem não dispor de transporte o mesmo será facultado. Aos voluntários será oferecido uma pequena merenda! Praias limpas, um melhor ambiente!
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
BioFicha da Semana #1 (Lince Ibérico)
Ficha do Lince-ibérico
Conheça as características e ecologia do gato mais ameaçado do mundo.
IDENTIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS
O Lince-ibérico Lynx pardinus é um mamífero da família dos felídeos, tem um comprimento total de 80-100 cm e altura no garrote de 40-55 cm, os machos pesam cerca de 13 Kg e as fêmeas 9,5 Kg. As comparações com 'um gato grande' são comuns mas, além do tamanho, tem três características muito particulares: a sua pelagem é castanha amarelada com manchas pretas; tem uma cauda curta com a ponta preta; as orelhas têm na extremidade pêlos em forma de pincel e apresenta umas grandes patilhas, brancas e pretas. Os seus membros posteriores são mais compridos estando adaptados para saltar e os anteriores, mais curtos e fortes, são utilizados na captura das presas.
DISTRIBUIÇÃO E ABUNDÂNCIA
A sua área de distribuição está confinada à Península Ibérica. Pensa-se que existam em Espanha entre 880-1150 indivíduos (com não mais de 350 fêmeas reprodutoras), distribuídos de forma muito fragmentada pelo sudoeste espanhol. Portugal apresenta igualmente uma distribuição bastante fragmentada, com estimativas populacionais para os principais núcleos bastante preocupantes: Algarve e Sudoeste Alentejano 15-25 linces e Serra da Malcata 5-8. São ainda importantes os núcleos Contenda-Barrancos, Vale do Sado, Serra de Sº Mamede e Vale do Guadiana, pensando-se que as populações portuguesas, no seu conjunto, não excedam os 50 indivíduos.
ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO
É o felino mais ameaçado do mundo sendo considerado uma espécie em perigo de extinção pelos Livros Vermelhos de Portugal, Espanha e UICN. Está ainda protegido pelas Convenções de Berna e CITES e a Directiva Habitats (92/43/EEC) atribui-lhe o estatuto de espécie prioritária. A regressão da espécie no nosso país começou sobretudo nos anos 30-40 quando a "campanha do trigo" reduziu consideravelmente o seu habitat. A situação agravou-se nos anos 50 com o surgimento da mixomatose, que provocou uma diminuição nas populações de Coelho, e com as florestações de pinheiros e eucaliptos. A mortalidade causada pelo Homem tem sido igualmente um factor importante de ameaça. A espécie está protegida integralmente desde 1974 e existem actualmente leis que protegem o seu habitat. No entanto, em Portugal e em Espanha, a perda de habitat, a escassez de alimento e a mortalidade causada pelo o homem continuam a colocar o lince à beira da extinção.
HABITAT
Composto por bosque mediterrânico e/ou matagais densos, que lhe proporcionam abrigo e protecção, bem como áreas mais abertas, onde o Coelho é mais abundante, que lhe permitem caçar.
ALIMENTAÇÃO
A sua presa principal é o Coelho-bravo que pode constituir 70 a 90% da sua dieta. Consome ocasionalmente pequenos roedores, lebres, cervídeos e algumas aves, podendo estas presas alternativas ter uma maior importância na sua dieta em caso de escassez do coelho-bravo.
REPRODUÇÃO
A época de acasalamento ocorre entre Janeiro e Março, altura em que se podem ouvir estranhos "miados" de chamamento. O período de gestação é de 63-74 dias, nascendo entre 1 e 4 crias, geralmente 2. O macho deixa a fêmea após o acasalamento, ficando as crias ao cuidado desta por um período de aproximadamente um ano, altura em que se tornam independentes. No seu segundo ano, as crias atingem a maturidade sexual.
MOVIMENTOS
É uma espécie residente no nosso país. Poderão existir trocas de indivíduos entre as populações fronteiriças de Portugal e Espanha, nomeadamente entre a Serra da Malcata e a Serra da Gata, entre Contenda-Barrancos e a Serra Morena. O maior valor de dispersão registado para Lince-Ibérico é de 30 km, mas conhecem-se deslocações usuais em outras espécies de linces da ordem dos 100 km, podendo inclusivé passar os 400 km.
CURIOSIDADES
Estudos científicos realizados na década de 90, revelaram que, ao contrário do que se poderia supôr, a presença do Lince numa dada área favorece as populações de coelho, pois controla a densidade de outros predadores como a raposa e o sacarrabos, capturando-os ou mantendo-os afastados do seu território. Assim, em igualdade de outras condições, as densidades de coelho em áreas onde o Lince está presente são 2-4 vezes superiores às áreas onde o felino está ausente.
LOCAIS FAVORÁVEIS DE OBSERVAÇÃO
O facto de se tratar de um animal raro, secretivo e de hábitos crepusculares, torna extremamente difícil a sua observação. A sua detecção é feita sobretudo através de indícios de presença como pegadas e rastos, excrementos e arranhadelas em árvores. No entanto, uma visita ao Parque Nacional de Doñana valerá sempre a pena e quem sabe, pode ser que se tenha a sorte e o privilégio de observar um dos 45-50 linces que aí vivem.
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=55&cid=3767&bl=1&viewall=true#Go_1
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Utilização do Campo de Futebol "1º de Maio" em Vila do Bispo
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Limpeza de Praias 12 de Setembro 2010
Ao tomar esta iniciativa a A.D.C. Vila do Bispo tem como objectivo sensibilizar para a importância de preservação do Ambiente.
Mais novidades e detalhes serão apresentados futuramente.
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
ADC Vila do Bispo - Eventos
Sugestões são sempre bem-vindas até por queremos ser uma Associação dinâmica a trabalhar para os seus associados.
sábado, 24 de julho de 2010
1ª Audição Oficial dos Alunos da Escola de Música da A.D.C. Vila do Bispo
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Questionário sobre as perspectivas da comunidade sobre o PNSACV
Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA)
Siga a ligação Web para o questionário:
http://www.surveymonkey.com/s/R35KQ7X
quarta-feira, 19 de maio de 2010
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Sondagem
Se estaria interessada, não hesite, vote na sondagem por nós realizada.
domingo, 2 de maio de 2010
Dia 1 de Maio
Um jogo de futebol, que contou com todos os momentos normalmente inerentes a uma grande partida de futebol, penaltis duvidosos, faltas marcadas ao contrario, jogadores que não sabiam bem as suas posições, enfim... As estrelas do nosso concelho desfilaram pelo campo municipal de Vila do Bispo. Porem não era o jogo que contava, mas o convívio, o espírito de felicidade, o companheirismo, e amizade entre a população, num dia que todos celebram como o dia do trabalhador. O resultado, o menos importante, terminou com um 3-2 a favor da equipa dos casados. Depois do jogo, a festa ainda estava longe do fim... Após o apito final do arbitro, ou melhor, dos três que repartiram essa função. Mais de 70 pessoas juntaram-se para o jantar convívio, cheio de animação, e que até contou com o debate das ocasiões, e lances chave do jogo, com a passagem das fotografias. E muita, mesmo muita animação. Para a história, ficará um enorme dia de festa e colaboração de todo um grupo, que aumenta dia para dia.
Muitos mais dias destes virão.
A todos um enorme e emotivo obrigado.
sexta-feira, 30 de abril de 2010
1º EVENTO
Gostaríamos de o convidar a estar presente, amanha ás 15 horas, no Campo Municipal de Vila do Bispo (junto aos antigos celeiros da Epac), para assistir à hilariante partida de futebol.
É com enorme prazer que anunciamos que o evento teve uma enorme aceitação por parte da população e conta com mais de 40 inscritos para participação.
JUNTE-SE A ESTE PROJECTO.
Não falte, para assistir ou para participar será sempre uma enorme honra recebe-lo.
sábado, 24 de abril de 2010
Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo apoia o "jogo Solteiros x Casados"
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Significado do Logótipo
"Quem tiver a sorte de alguma vez deparar com um lince, chamar-lhe-á a atenção os invulgares pêlos nas extremidades das orelhas, em forma de pincel, as longas patilhas brancas e negras, bem como a cauda muito curta, com a extremidade escura. Notará também que os seus membros altos e vigorosos, com patas que parecem desproporcionadamente grandes e os quartos traseiros mais elevados que o resto do dorso, lhe dão um porte altivo e robusto. A sua pelagem, amarela acastanhada com tons cinzentos e sarapintada de preto, permite-lhe confundir-se com o meio que o envolve."
Um animal nobre, irrequieto, inovador nas suas técnicas de caça, agressivo e espontâneo, que transforma as dificuldades do meio em vantagens a seu favor, este é o nosso símbolo, e que sem duvida define a nossa Associação.
Fortaleza:
Ponto estratégico em inúmeras guerras na antiguidade, principal ponto de referência do nosso concelho na actualidade. A fortaleza de sagres representa o ponto de orgulho de todos nós, mandada edificar por Infante D. Henrique à mais de 500 anos, é um património de incalculável valor histórico e paisagístico pela envolvente inerente.
Moinho de Vento e Espiga:
Conhecida como a Vila dos 5 Moinhos, ou o Celeiro do Algarve. Vila do Bispo está sem duvida alguma ligada aos moinhos de Vento e à plantação de cereais, estes representam muito das actividades económicas dos nossos antepassados. Hoje restam 3 moinhos que mantêm as memorias do passado bem presentes, e que salientam a exclusividade que a nossa Vila ainda mantém culturalmente.
Vamos dar cor à nossa Associação
Participe! Vote na sua cor favorita!
Novo logótipo
Em breve iremos colocar uma nova votação para decidir as cores representativas da associação.
Esperamos pela sua contribuição!
Com os melhores comprimentos
A.D.C. Vila do Bispo
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Novo Contacto
Este contacto pode ser utilizado para esclarecer dúvidas, proceder à inscrição como sócio, ou inscrição nos diversos eventos.
Tel. 913825002
Com os melhores cumprimentos
A.D.C. Vila do Bispo
domingo, 18 de abril de 2010
Como Participar no evento "Solteiros x Casados"?
Informa-se ainda que todos os participantes/sócios podem participar no jantar convívio com um custo adicional de 5 euros.
As inscrições encontram-se abertas até dia 28-04-2010 (pode requerer a ficha de inscrição do evento aos membros da direcção ou fazendo o download neste blog)
*Questões adicionais, poderá contactar através do email: adcviladobispo@gmail.com
Sondagem para atribuição logótipo
- Lince: 39% (44 votos)
- Perceve: 36% (41 votos)
- Dragão: 13% (15 votos)
- Lobo: 10% (12 votos)
Votantes: 112
Esta sondagem será tomada em conta na decisão da direcção, durante o dia de hoje (após reunião de órgãos sociais), anunciaremos no blog e facebook a decisão final.
A todos os votantes, visitantes, colaboradores,e em especial aos sócios, a A.D.C. Vila do Bispo agradece todo o apoio demonstrado para que este seja sem dúvida um projecto de continuidade e sucesso.
OBRIGADO
terça-feira, 13 de abril de 2010
1º de Maio - JOGO de Solteiros X Casados
Convidamos a todos os interessados a assistir a um dos mais hilariantes e tradicionais eventos do concelho de Vila do Bispo, e que a nossa associação tem o prazer de reavivar.
Este evento será realizado pelas 15Horas, no Campo de Futebol Municipal de Vila do Bispo.
Em breve será publicado a devida publicidade com informações adicionais, para a população.
*Para mais informações: adcviladobispo@gmail.com (pode ainda contactar pessoalmente, com qualquer dos membros da direcção)
domingo, 11 de abril de 2010
Logótipo da Associação Desportiva e Cultural de Vila do Bispo
Em breve iremos colocar a votação*, vários modelos de logótipos para que votem no que mais vos agrada.O vosso "feedback" é um elemento muito valioso para nós. Pelo que não deixem de demonstrar a vossa opinião.
Os melhores cumprimentos
*A votação é de carácter quantitativo, pelo que a decisão final será sempre tomada em reunião de direcção da associação
Como se tornar sócio?
Para se tornar sócio da Associação Desportiva e Cultural de Vila do Bispo, deve efectuar a proposta preferencialmente junto de Cláudio Machado ou David Correia (Maresia Bar).
- A quota é de 12€ anuais
- Para informações, duvidas ou questões adicionais, pode contactar-nos através do endereço de email adcviladobispo@gmail.com
Composição dos órgãos sociais
- Presidente: David Correia
- Vice - Presidente: Fernando Gonçalves
- Tesoureiro: Cláudio Machado
- 1º Secretário: Bruno Fragoso
- 2º Secretário: Rui Silva
- Presidente: Paulo Lourenço
- 1º Secretário: José Almeida
- 2º Secretário: Carlos Oliveira
- Presidente: Luís Correia
- 1º Secretário: Miguel Dias
- 2º Secretário: José Santos
Director do Departamento da Cultura: Iladio Amado